quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Entre o Vaticano e o Inferno

Mundim recebeu a notícia do nascimento de sua filha Maitane da mesma forma como o fez das outras vezes, condescendente. A chegada de sua quinta filha não lhe trouxe mais do que preocupação numa quente tarde de abril.

No mesmo dia, toma posse o ducentésimo sexagésimo quinto sucessor de São Pedro, o Bendito Papa Ratzinger, diante de uma quantidade milionária de testemunhas fervorosas.

Numa escala semelhante, os habitantes da muçulmana Zalawi sobrevivem à seca sufocante e impiedosa fome. Trabalham 50 centos para cada quatorze horas de rigorosa labuta. As crianças de Mundim se alimentam de copras - miolo de cocos - ou de uma sopinha de cactus que o patriarca leva para casa em uma jornada de sorte.

Enquanto desfalece em sua santa fadiga, o velho e quadrado pai dos cristãos discorre sobre a morte de novos coitados espermatozóides em decorrência do uso da camisa do capeta.

Mundim contraiu o vírus HIV de uma prostituta barata no centro de Zalawi e o transmitiu para o sangue de sua esposa, que continuou o círculo vicioso e os copiou na vida de suas cinco filhas.
Pouco antes de começar a tomar consciência de sua infeliz e trágica existência, a desnutrição assume sua natureza e Maitane sucumbe às dores do turbulento ser africano e vaga sonâmbula pelo esquecimento da morte.

---

Sob as abóbadas celestiais da Mansão do Vaticano e usando seu ridículo e habitual chapéu bordado a fios de ouro e ostentando o mais novo modelo Prada em seus pés cansados de guerra, o Vigário de Cristo faz um apelo ao mundo socialmente desigual para que olhemos pelos pobres.

Entre o Vaticano e o Inferno existem mais do que almas perdidas. Existe a cumplicidade da culpa, a negligência e muita falta de vergonha.

"Nos ergo debemus sublevar euismod, ut cooperatores simus veritatis"

4 comentários:

  1. Véio, tu manda muito bem na escrita !

    Quando tiver tempo e cabeça passarei para deixar um comentário mais construtivo.

    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  2. e você faz economia...
    faço minhas as palavras do Edson ai de cima.

    ADOREI!

    perguntou pra alguem como se escrevia ou acertou o nome de primeira?
    passearei mais por aqui pq senti que vale a pena!;)
    beijos

    ResponderExcluir
  3. BWA BWA BWA
    Finalmente algum blog subversivo em que eu me sinta a vontade de ler, sem ser a lenga lenga de sempre de uma história mal contada achando que é engraçada.
    BWA BWA

    ResponderExcluir
  4. tô tirando meu chapéu pra vc... seus textos estão mto bons...não sabia desse dom...vc é o cara!!!

    meu ídolo!!!

    abç

    ResponderExcluir