Aos alunos, ex-alunos, professores e funcionários da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
Este Manifesto tem por objetivo legítimo trazer à Luz uma crítica ao uso político de uma Instituição Estudantil que, por definição, deve ser utilizada exclusivamente para o atendimento das necessidades inerentes às atividades acadêmicas.
Fica-se subentendido que fica excluído do aparato desta Instituição o uso de sua imagem para promover quaisquer personalidades políticas ou partidos através de suas atividades dentro da Instituição.
É dever do Diretório Central dos Estudantes estabelecer o debate democrático que cerca a pluralidade de interesses e de preferências que regem as escolhas individuais de cada estudante da Universidade.
A atitude de se criar um Manifesto a favor de determinado candidato político possui caráter incondizente com as atribuições legais do Diretório. Sua publicação apócrifa somente não faz por torná-lo ilegítimo por ter sido divulgado por este meio de comunicação através de um de seus membros.
O Diretório Central dos Estudantes deve ter como princípio incentivar as atitudes individuais e coletivas dos estudantes, não impondo aos movimentos e eventos realizados por estes a participação de candidatos de determinado partido político para divulgação de sua imagem.
O Diretório Central dos Estudantes da Puc-Rio não é palanque político. É inadmissível que o DCE se utilize de suas faculdades para promover partidos e candidatos de sua preferência. Torna-se mais que necessário que o Diretório Central dos Estudantes se abstenha da transferência de seu posicionamento político-partidário para as atividades acadêmicas, que devem ser fomentadas no princípio da pluralidade de interesses e ideias.
Luz para nossos entendimentos, pela Democracia.